tag:blogger.com,1999:blog-47083203174945689232024-03-13T13:26:27.179-03:00Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado – AEECriado por estudantes de Pedagogia,com intuito de debater temas relacionados à Educação Inclusiva no ambito pedagógico, no qual são aplicados o atendimento educacional especializado.Onde procura adaptar para o modelo inclusivo com relação às crianças ou indivíduos portadores de necessidades especiais, cujo estão estamentados na educação inclusiva.kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-19308307272464264012009-12-14T22:30:00.000-02:002009-12-14T22:31:33.443-02:00NOTICIAS SOBRE O AEE 29/09/09Marlene Ortolani dos Anjos, 48 anos, dona de casa de Mandaguaçu (PR) - Por que o Conselho Nacional de Educação quer extinguir as escolas de educação especial, obrigando nós, pais, a matricular nossos filhos em escolas comuns? A maioria dessas crianças é totalmente dependente: remédios, fraldas, locomoção, etc. <br /><br />Lula - O ministro Fernando Haddad rejeitou de pronto o parecer do Conselho Nacional de Educação que tornava obrigatória a matrícula em escolas comuns de alunos com necessidades especiais. Pelo novo parecer, a partir do ano que vem esses alunos passam a ter o direito, e não a obrigação, de se matricularem em escolas do ensino regular. Todas as escolas terão que fazer adaptações para oferecer atendimento especializado. Os recursos para as adaptações e abertura de classes especiais sairão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Será a abertura de caminho para a educação inclusiva, em que alunos com necessidades especiais terão a oportunidade de participar dos espaços comuns de aprendizagem. Trata-se da implementação do art. 208, da Constituição Federal, que determina o ensino fundamental obrigatório e gratuito e o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.João Matos Fragahttp://www.blogger.com/profile/00442060966017707333noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-2148002544405388882009-12-12T10:04:00.002-02:002009-12-14T22:14:46.947-02:00Oficina 25 - Atendimento educacional especializado – Aspectos legais e Orientações Pedagógicas<br /><br />Rosemeire Abreu - Discutir fundamentos básicos acerca do Atendimento Educacional Especializado, segundo parâmetros do MEC, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, possibilitando ao professor discutir os novos referenciais para a inclusão dos alunos e introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.João Matos Fragahttp://www.blogger.com/profile/00442060966017707333noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-32179040079226436412009-12-12T00:06:00.000-02:002009-12-12T00:06:30.967-02:00Inclusão de Deficientes FísicosÉ necessário pensarmos e tomarmos atitudes em relação a todas as necessidades que um aluno deficiente físico necessita, como por exemplo:<br />
A locomoção: Existe uma criança obesa que não cabe na carteira da sala de aula,fica apertada e bem desconfortável durante toda a aula, cabe ao professor nesse caso encaminhá-lo ao Fisioterapeuta Ocupacional para documentar e fazer a avaliação deste,e encaminhar para secretaria desta instituição a tomar atitudes necessárias para este aluno obter conforto, isso não é um luxo e sim uma necessidade.<br />
Existem casos de criançãs que tem os membros atrofiados, esses indivíduos cujo dependem de recursos com as pr´teses para substituir as pernas e os braços, porem são poucos que tem este privilégio.<br />
Existe uma verba pública para isso, só que necessita de documentação de um profissional e da autorização da secretaria para obteê-la. A escola nesse caso é ressarcida pelos seus gastos necessários com este aluno. Segundo as lesgilações educacionais , toda a escola que ignorar alunos por qualquer deficiência será incluída em sindicância.<br />
Cabe a instituição de ensino indicar a orientação de profissionais para o acompanhamento e encaminhamento do aluno portador de deficiência física, pois o fisioterapeuta ocupacional, o ortopedista é fundamental em fazer a indicação de medidas necessárias para ajudar este aluno.<br />
Atualmente não só vemos métodos inclusivos dentro da escola,inclusive foram criados transportes públicos adaptados para os cadeirantes, com elevadores no degrau do ônibus.<br />
Portanto, o profissional docente deve viabilizar formas para atender as necessidades do estudante, independente de deficiência,são metas que ainda o sistema educacional tem de alcançar no espaço pedagógico; seja no conteúdo e na aplicação para os alunos PNE. A escola deve levar em consideração que os AEE (Atendimento Educacional Especializado) procura viabilizar as formas de inclusão dos alunos PNEs.kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-79722025196455676392009-11-30T21:36:00.002-02:002009-11-30T21:41:57.386-02:00LINKS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOlinks de educação inclusiva<br /><br />portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf<br />portal.mec.gov.br/index.php?...atendimento-educacional-especializado<br />mailto:seesp@mec.gov.brJoão Matos Fragahttp://www.blogger.com/profile/00442060966017707333noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-26141546873933125092009-11-23T22:00:00.000-02:002009-11-23T22:03:11.113-02:00Video<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/DzeZt6xGeMU&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/DzeZt6xGeMU&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-55949801590025555052009-11-22T16:38:00.003-02:002009-11-22T17:15:53.947-02:00Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão Agente não sabe como é ser cego, temos uma mera idéia,uma noção, mas só a pessoa que tem deficiência visual e o seu histórico de vida é que sabe o que é ser cego.
<br />Há diferenças entre ser cego e ter baixa visão.
<br /> Pessoas com baixa deficincia visual, pode identificar cores,o ambiente que ela se encontra,etc,já o deficiente visual (cego),não consegue identificar nada disso,mas consegue saber algumas coisas como por exemplo,quando está de dia e quando está de noite.
<br />Há dois tipos de Deficiência Visual.
<br /> A que nascemos com ela - cegueira congênita.
<br /> A que adquirimos ao longo da vida - cegueira adventícia.
<br /> O papel do professor é pensar sempre no melhor para que essas crianças com deficiência visual se desenvolva,dando textos ou poemas narrados em brile para a criança especial poder ler, procurar sempre um jeito de interagir com ela,primando sua aprendizagem.
<br /> O professor dá atividades para os pequenos sobre cores, tamanhos,formas, etc.,nessas atividades devem perceber qual a dificuldade que a criança tem.
<br /> Há duas funções para um bom funcionamento visual:
<br /> 1º O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores fisiológicos e anatômicos do olho, vias óticas e córtex cerebral.
<br /> 2º O exercício de ver - uso dessas funções.
<br /> Pela falta de visão,outro sentido muito importante para a aprendizagem da criança é a audição.
<br />Pois é por meio da relação auditiva que essas crianças vão se desenvolvendo,sabendo sobre as cores, formas, organização,de praticarem tudo.
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<br />
<br /> kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-34165196046938109562009-11-22T16:09:00.007-02:002009-11-22T16:35:06.719-02:00Inclusão tecnologica com pessoas especiaisAs tecnologias de informação e comonicação (TIC), contribui para inclusão social de pessoas com necessidades especiais.Apesar de todas as formas que as TICs podem ser utilizadas, pode-se destacar as Tecnologias Assistivas, que caracteriza-se por qualquer ferramenta ao recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independencia e autonomia às pessoas com necessidades especiais.<br /> Os softwares especiais de acessibilidade são aqueles programas elaborados e construídos com a finalidade de viabilizar a interação do indivíduo com a máquina.<br />Por exemplo: DOS-VOX,virtual vision (software para deficientes visuais e físicos; sintetizadores de voz,teclas de atalho, etc...<br /> As adaptações da internet que devem ser feitas para viabilizar o acesso dos especiais.É importante observar a capacitação de professoeres e a disseminação destes conhecimentos, tanto nas àreas de informática educativa, como nas capacitações de professores de modo geral. Os TICs podem ajudar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.<br /> É importante destacar que a cessibilidade digital só pode ser possível através de uma combinação entre hardware e software.Eliminação de barreira entre as pessoas.kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-55575938994076855262009-11-22T15:15:00.000-02:002009-11-22T15:19:00.593-02:00Decreto de Educação InclusivaSegundo o decreto n° 6.571, de 17 de Novembro de 2008, o presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, e tendo em vista o disposto no art. 208, ambos da constituição, no art.60, parágrafo único, da Lei n° 9.394, de dezembro de 1996,0e no art. 9°, da Lei n° 11.494, de 20 de julho de 2007, decreta que o atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família, assegurar condições para que o aluno possa dar continuidade aos estudos nos demais níveis de ensino, professores capacitados para trabalhar no atendimento educacional especializado, estrutura com condições de atender as necessidades que o aluno precisa para melhor aprendizagem.kelly Cristina A. Teixeirahttp://www.blogger.com/profile/06216842123811199495noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-78791106574854195492009-11-12T09:25:00.002-02:002009-11-12T09:39:09.124-02:00ED.INCLUSIVA E O ATENDIMENTO ED. ESP.DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: devido a causa orgânicas, a pessoa tem dificuldades em aprender. Esses distúrbios podem ser agravados ou amezados por fatores psicológicos, afetivos, sociais e pedagógicos. Na área educacional, os distúrbios mais frequentes são:<br /><br />Transtornos de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH): a pessoa apresenta dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade.<br /><br />Dislexia: a pessoa apresenta problemas com o processamento da informação. Pode apresentar problemas em rerconhecer, associar e expressar os sons dentro das palavras.Elianahttp://www.blogger.com/profile/14775221964216499448noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4708320317494568923.post-75858425220134316762009-10-28T12:11:00.002-02:002009-10-28T12:36:03.450-02:00Inclusão É um princípio. é um uma filosofia de vida alicerçada em valores fundamentais, tais como: Respeito: Que é o o amor ao próximo., qu epermite olhar e compreender o outro na sua essência e particulariedade sem egoísmo ou condenação. Possibilita a verdadeira convivência na família, na comunidade, na nação e na humanidade.<br />Fidelidade: que é auto-educação. permite acreditar no que é certo e escolher o que é mais<br />importante.<br />Responsabilidade: que é consciência moral. Permite entender a seredade de cada decisão e ação e o carater irregogável da realidade que cada atitude provoca. Ter responsabilidade é ser movido pelo justo, bom senso.<br />Verdade: que é ser objetivo. Permite não cometer exageros e mostrar a realidade. É ser movido pela humanidade.<br />Bondade, que é plenitude de valor. permite ser atencioso e justo, pronto a sacrificar-se pelos outros, perdoar agravos sofridos, ser generoso e compassivo.<br />Enfim, INCLUSÃO é olhar as coisas, as pessoas e a vida com amor .Amor siginifica abertura para o outro. é acreditar na competência física, mental e moral das pessoas. Com respeito, fideledade, responsabilidade, verdade e bondade a INCLUSÃO é possível. Considerar TODOS em suas diferenças é importante para a formação e uma totalidade democrática e igualitária.Elianahttp://www.blogger.com/profile/14775221964216499448noreply@blogger.com2