quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ED.INCLUSIVA E O ATENDIMENTO ED. ESP.

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: devido a causa orgânicas, a pessoa tem dificuldades em aprender. Esses distúrbios podem ser agravados ou amezados por fatores psicológicos, afetivos, sociais e pedagógicos. Na área educacional, os distúrbios mais frequentes são:

Transtornos de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH): a pessoa apresenta dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade.

Dislexia: a pessoa apresenta problemas com o processamento da informação. Pode apresentar problemas em rerconhecer, associar e expressar os sons dentro das palavras.

Um comentário:

kelly Cristina A. Teixeira disse...

Acredito que existe, em vários casos, necessidades de educação especial. Por exemplo, uma pessoa cega precisa aprender tecnologias assistivas. Isso é um tema da educação especial, é preciso um educador de braile para ensinar isso. Ou educador especial para ensinar libras para surdos, ou um para usar métodos de abordagens diferentes com pessoas autistas. Ou seja, é preciso ter educação especial dentro da escola comum. Somos a favor da educação especial e contra a escola especial, que é um modelo de segregação. A educação especial é uma necessidade específica do aluno que está na escola.