Agente não sabe como é ser cego, temos uma mera idéia,uma noção, mas só a pessoa que tem deficiência visual e o seu histórico de vida é que sabe o que é ser cego.
Há diferenças entre ser cego e ter baixa visão.
Pessoas com baixa deficincia visual, pode identificar cores,o ambiente que ela se encontra,etc,já o deficiente visual (cego),não consegue identificar nada disso,mas consegue saber algumas coisas como por exemplo,quando está de dia e quando está de noite.
Há dois tipos de Deficiência Visual.
A que nascemos com ela - cegueira congênita.
A que adquirimos ao longo da vida - cegueira adventícia.
O papel do professor é pensar sempre no melhor para que essas crianças com deficiência visual se desenvolva,dando textos ou poemas narrados em brile para a criança especial poder ler, procurar sempre um jeito de interagir com ela,primando sua aprendizagem.
O professor dá atividades para os pequenos sobre cores, tamanhos,formas, etc.,nessas atividades devem perceber qual a dificuldade que a criança tem.
Há duas funções para um bom funcionamento visual:
1º O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores fisiológicos e anatômicos do olho, vias óticas e córtex cerebral.
2º O exercício de ver - uso dessas funções.
Pela falta de visão,outro sentido muito importante para a aprendizagem da criança é a audição.
Pois é por meio da relação auditiva que essas crianças vão se desenvolvendo,sabendo sobre as cores, formas, organização,de praticarem tudo.
domingo, 22 de novembro de 2009
Inclusão tecnologica com pessoas especiais
As tecnologias de informação e comonicação (TIC), contribui para inclusão social de pessoas com necessidades especiais.Apesar de todas as formas que as TICs podem ser utilizadas, pode-se destacar as Tecnologias Assistivas, que caracteriza-se por qualquer ferramenta ao recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independencia e autonomia às pessoas com necessidades especiais.
Os softwares especiais de acessibilidade são aqueles programas elaborados e construídos com a finalidade de viabilizar a interação do indivíduo com a máquina.
Por exemplo: DOS-VOX,virtual vision (software para deficientes visuais e físicos; sintetizadores de voz,teclas de atalho, etc...
As adaptações da internet que devem ser feitas para viabilizar o acesso dos especiais.É importante observar a capacitação de professoeres e a disseminação destes conhecimentos, tanto nas àreas de informática educativa, como nas capacitações de professores de modo geral. Os TICs podem ajudar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
É importante destacar que a cessibilidade digital só pode ser possível através de uma combinação entre hardware e software.Eliminação de barreira entre as pessoas.
Os softwares especiais de acessibilidade são aqueles programas elaborados e construídos com a finalidade de viabilizar a interação do indivíduo com a máquina.
Por exemplo: DOS-VOX,virtual vision (software para deficientes visuais e físicos; sintetizadores de voz,teclas de atalho, etc...
As adaptações da internet que devem ser feitas para viabilizar o acesso dos especiais.É importante observar a capacitação de professoeres e a disseminação destes conhecimentos, tanto nas àreas de informática educativa, como nas capacitações de professores de modo geral. Os TICs podem ajudar o professor no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
É importante destacar que a cessibilidade digital só pode ser possível através de uma combinação entre hardware e software.Eliminação de barreira entre as pessoas.
Decreto de Educação Inclusiva
Segundo o decreto n° 6.571, de 17 de Novembro de 2008, o presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, e tendo em vista o disposto no art. 208, ambos da constituição, no art.60, parágrafo único, da Lei n° 9.394, de dezembro de 1996,0e no art. 9°, da Lei n° 11.494, de 20 de julho de 2007, decreta que o atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família, assegurar condições para que o aluno possa dar continuidade aos estudos nos demais níveis de ensino, professores capacitados para trabalhar no atendimento educacional especializado, estrutura com condições de atender as necessidades que o aluno precisa para melhor aprendizagem.
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