domingo, 22 de novembro de 2009

Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão

Agente não sabe como é ser cego, temos uma mera idéia,uma noção, mas só a pessoa que tem deficiência visual e o seu histórico de vida é que sabe o que é ser cego.
Há diferenças entre ser cego e ter baixa visão.
Pessoas com baixa deficincia visual, pode identificar cores,o ambiente que ela se encontra,etc,já o deficiente visual (cego),não consegue identificar nada disso,mas consegue saber algumas coisas como por exemplo,quando está de dia e quando está de noite.
Há dois tipos de Deficiência Visual.
A que nascemos com ela - cegueira congênita.
A que adquirimos ao longo da vida - cegueira adventícia.
O papel do professor é pensar sempre no melhor para que essas crianças com deficiência visual se desenvolva,dando textos ou poemas narrados em brile para a criança especial poder ler, procurar sempre um jeito de interagir com ela,primando sua aprendizagem.
O professor dá atividades para os pequenos sobre cores, tamanhos,formas, etc.,nessas atividades devem perceber qual a dificuldade que a criança tem.
Há duas funções para um bom funcionamento visual:
1º O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores fisiológicos e anatômicos do olho, vias óticas e córtex cerebral.
2º O exercício de ver - uso dessas funções.
Pela falta de visão,outro sentido muito importante para a aprendizagem da criança é a audição.
Pois é por meio da relação auditiva que essas crianças vão se desenvolvendo,sabendo sobre as cores, formas, organização,de praticarem tudo.


5 comentários:

João Matos Fraga disse...

É IMPORTANTE A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS,COM A EXISTENCIA DO AEE TORNOU-SE VIÁVEL A INCLUSÃO DESTES ALUNOS NA REDE PUBLICA DE ENSINO

kelly Cristina A. Teixeira disse...

Acredito que existe, em vários casos, necessidades de educação especial. Por exemplo, uma pessoa cega precisa aprender tecnologias assistivas. Isso é um tema da educação especial, é preciso um educador de braile para ensinar isso. Ou educador especial para ensinar libras para surdos, ou um para usar métodos de abordagens diferentes com pessoas autistas. Ou seja, é preciso ter educação especial dentro da escola comum. Somos a favor da educação especial e contra a escola especial, que é um modelo de segregação. A educação especial é uma necessidade específica do aluno que está na escola.

kelly Cristina A. Teixeira disse...

A inclusão de pessoas com problemas de visão deve ser realizado com muito carinho e dedicação, pois, todas as pessoas tem o direito de aprender e de ser respeitadas,de terem seu espaço.
É importante que todas as pessoas se conscientizem sobre isso.
Há muitos impecilhos que retardam o desenvolvimento da pessoa especial,um deles vem da família, muitos não sabem como lhe dar com essas dificuldades,ignoram a capacidade do especial ter capacidade de aprender, nós pedagogos temos o dever de incluir e conscientizar, orientar essas familias, para darem o auxilio e ajudar no auxilio do especial,para que ele se desenvolva.

João Matos Fraga disse...

a importancia do AEE que tem sido fundamental para a inclusão de alunos com deficiencia visual, a escola cada vez mais se mostra presente no meio inclusivo

deise braga disse...

É muito importante que o professor tenha consciência de como trabalhar com alunos cegos e com baixa visão. Existem vários recursos para ajudar os alunos para melhor aperdizagem, é só termos força de vontade e conseguiremos alcançar a inclusão nas escolas.