Agente não sabe como é ser cego, temos uma mera idéia,uma noção, mas só a pessoa que tem deficiência visual e o seu histórico de vida é que sabe o que é ser cego.
Há diferenças entre ser cego e ter baixa visão.
Pessoas com baixa deficincia visual, pode identificar cores,o ambiente que ela se encontra,etc,já o deficiente visual (cego),não consegue identificar nada disso,mas consegue saber algumas coisas como por exemplo,quando está de dia e quando está de noite.
Há dois tipos de Deficiência Visual.
A que nascemos com ela - cegueira congênita.
A que adquirimos ao longo da vida - cegueira adventícia.
O papel do professor é pensar sempre no melhor para que essas crianças com deficiência visual se desenvolva,dando textos ou poemas narrados em brile para a criança especial poder ler, procurar sempre um jeito de interagir com ela,primando sua aprendizagem.
O professor dá atividades para os pequenos sobre cores, tamanhos,formas, etc.,nessas atividades devem perceber qual a dificuldade que a criança tem.
Há duas funções para um bom funcionamento visual:
1º O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores fisiológicos e anatômicos do olho, vias óticas e córtex cerebral.
2º O exercício de ver - uso dessas funções.
Pela falta de visão,outro sentido muito importante para a aprendizagem da criança é a audição.
Pois é por meio da relação auditiva que essas crianças vão se desenvolvendo,sabendo sobre as cores, formas, organização,de praticarem tudo.
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5 comentários:
É IMPORTANTE A INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS,COM A EXISTENCIA DO AEE TORNOU-SE VIÁVEL A INCLUSÃO DESTES ALUNOS NA REDE PUBLICA DE ENSINO
Acredito que existe, em vários casos, necessidades de educação especial. Por exemplo, uma pessoa cega precisa aprender tecnologias assistivas. Isso é um tema da educação especial, é preciso um educador de braile para ensinar isso. Ou educador especial para ensinar libras para surdos, ou um para usar métodos de abordagens diferentes com pessoas autistas. Ou seja, é preciso ter educação especial dentro da escola comum. Somos a favor da educação especial e contra a escola especial, que é um modelo de segregação. A educação especial é uma necessidade específica do aluno que está na escola.
A inclusão de pessoas com problemas de visão deve ser realizado com muito carinho e dedicação, pois, todas as pessoas tem o direito de aprender e de ser respeitadas,de terem seu espaço.
É importante que todas as pessoas se conscientizem sobre isso.
Há muitos impecilhos que retardam o desenvolvimento da pessoa especial,um deles vem da família, muitos não sabem como lhe dar com essas dificuldades,ignoram a capacidade do especial ter capacidade de aprender, nós pedagogos temos o dever de incluir e conscientizar, orientar essas familias, para darem o auxilio e ajudar no auxilio do especial,para que ele se desenvolva.
a importancia do AEE que tem sido fundamental para a inclusão de alunos com deficiencia visual, a escola cada vez mais se mostra presente no meio inclusivo
É muito importante que o professor tenha consciência de como trabalhar com alunos cegos e com baixa visão. Existem vários recursos para ajudar os alunos para melhor aperdizagem, é só termos força de vontade e conseguiremos alcançar a inclusão nas escolas.
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